Aprenda a criar seus jogos na Unity 3D
Aprenda a criar diferentes tipos de jogos em uma das maiores e mais populares ferramentas para criação de jogos do mercado.
Nível Iniciante | Categoria Unity 3D
Adquira por R$97,00
O que vamos aprender
- Conhecer o ambiente da Unity
- Atalhos
- Componentes
- Iniciar em programação
- Criar terrenos
- Aplicar árvores e gramas no terro
- fazer caverna
- Iluminação
- Componentes de física
- Criar um jogo de Puzzle
- Criar a build do jogo para PC
- Criar jogo 2D de plataforma
- Criar jogo 3D de tank
- Animação com Blend Tree
- Programação de jogos
Requisitos
- Computador com suporte a Unity 3D 2020.1 ou superior;
- Conhecimentos básicos em informática;
- Acesso à Internet de boa qualidade.
Descrição
O mercado de games movimenta mais de 300 bilhões de dólares por ano, sendo que o Brasil é o 13º maior mercado de jogos, movimentando 1,5 bilhão de dólares ao ano. Com um mercado tão crescente, não é novidade alguma que muitas empresas e, até mesmo pessoas, estão investindo no setor, criando jogos para diferentes plataformas, como Consoles, Computadores e Mobile.
No passado, criar um bom jogo era algo que apenas empresas bilionárias conseguiam com facilidade, mas isso mudou; com inúmeras tecnologias e recursos disponíveis atualmente, qualquer pessoa pode criar um jogo do zero e ganhar dinheiro com isso.
Claro que, para construir um bom jogo, é necessário estudo e dedicação, por isso, criamos esse curso com o intuito de abrir as portas para qualquer pessoa no mercado de desenvolvimento de games, independente se ela já criou ou não um jogo antes.
Aqui, nós vamos utilizar um dos motores de criação de jogos mais poderosos do mercado, que é a Unity 3D, ela é simples, leve e, ao mesmo tempo, robusta, com ela é possível criar absolutamente qualquer tipo de jogo, desde um 2D simples de plataforma até um Multiplayer on-line com inúmeros jogadores simultâneos.
Os materiais foram divididos em módulos, iniciando do absoluto zero, começando desde o entendimento do espaço de trabalho da ferramenta, conhecendo alguns componentes, programando as primeiras instruções de código e, por fim, vamos criar alguns jogos, a fim de colocarmos em prática tudo o que estudamos durante o curso.
Preparamos também uma apostila que é fornecida gratuitamente através de um documento em PDF, nela contém tópicos e explicações extras do que é abordado durante as videoaulas.
Criamos 2 tipos de jogos nos módulos finais do curso, sendo um deles 2D de plataforma e outro 3D de tank. Ambos os jogos colocam em prática tudo o que foi lecionado anteriormente.
Aprender a utilizar a Unity 3D abre diversas portas para o mercado de trabalho, não necessariamente para a produção de jogos, mas como plantas 3D interativas, simuladores, ambientes com realidade virtual e aumentada.
Conteúdo do programático
Nessa seção você confere todos os módulos e aulas do curso. Não é por aqui que você vai assistir as aulas, após a matricula, clique no menu Área do aluno.
- Apresentação do curso
- Apresentação Curso 00:01:28
- O que vamos aprender 00:06:04
- Grupos de estudo 00:01:00
- Evite o interrogatório - Como solicitar suporte 00:03:00
- Recursos + Apostilas 00:00:10
- Duração do módulo 00:11:42
- Introdução a Engine Unity 3D
- Conteúdo do módulo 00:01:00
- Introdução ao desenvolvimento de jogos 00:08:01
- O que é e para que serve a Unity 3D 00:11:17
- Download da Unity HUB e instalação da Engine 00:08:05
- Layout, interface e configurando as abas 00:14:12
- Atalhos de navegação, play e pause game 00:18:36
- Inserindo default objects e componente transform 00:08:10
- Ferramenta scale, rotate e transform 00:04:20
- Ferramenta Snap e Align With View 00:04:29
- Importando e exportando assets para a Unity + organização de pastas 00:05:02
- Inserindo e removendo componente em Gameobject 00:09:50
- Duração do módulo 01:33:02
- Componentes, layout e ferramentas
- Criando materiais 00:10:07
- Mapas de textura 00:07:27
- Skybox e Environment Light 00:13:35
- Iluminação 00:21:53
- Baked, Realtime e mixed 00:05:07
- AudioSource, AudioListener e AudioClip 00:10:41
- Colisores e Rigidbody 00:12:45
- Componente Camera 00:08:12
- Particle System 00:15:37
- Canvas 00:10:21
- Tags e Layers 00:05:32
- Criando cenas 00:02:33
- Duração do módulo 02:03:50
- Criando terreno e natureza
- Importando pacotes e recursos 00:12:54
- Criando o terreno 00:10:12
- Criando terreno com Heightmap 00:11:05
- Texturizando o terreno 00:07:59
- Criando buracos na malha 00:08:56
- Pintando gramas no terreno 00:12:17
- Criando árvores 00:17:07
- Aplicando árvores ao terreno 00:05:18
- Skybox 00:06:48
- Partículas de folhas caindo 00:07:52
- Colocando cercas 00:12:13
- Duração do módulo 01:52:41
- Programação para iniciantes | C# | Classes
- Introdução a programação 00:08:42
- Visual Studio Code + Unity 00:04:23
- Criando script e associando ao GameObject 00:03:24
- Classes, variáveis e métodos 00:18:26
- Método Start, Update e FixedUpdate 00:11:22
- Vector2 e Vector3 00:23:27
- Detectando quando uma tecla é pressionada 00:20:59
- Instanciando objetos com a classe Instantiate 00:12:00
- Destruindo objetos 00:05:49
- GetComponent 00:13:01
- FindGameObjectWithTag 00:17:03
- Transform.LookAt 00:07:37
- Transform.Rotate 00:08:28
- Transform.Position 00:08:56
- Transform.Translate 00:10:08
- RequireComponent 00:04:49
- Atributos 00:11:58
- Detectando Colisão 00:10:44
- Detectando Trigger 00:10:24
- Debug: log, warning e error 00:07:03
- Trabalhando com ScritableObjects 00:17:34
- PlayerPrefs - Salvando e lendo informações 00:12:21
- Persistindo e lendo dados em arquivos de JSON 00:20:26
- Duração do módulo 04:29:04
- Canvas UI - Como criar e gerenciar HUDs
- Incluindo e ajustando Canva Responsivo 00:02:33
- Incluindo componente Image 00:03:23
- Alterando imagem via script 00:04:43
- Incluindo botão com evento via Script 00:04:04
- Incluindo Input e obtendo seu valor via script 00:08:12
- Incluindo DropDown e obtendo seu valor via script 00:13:23
- Duração do módulo 00:36:18
- Criando um jogo de Puzzle top down
- Criando e configurando o projeto 00:08:28
- Montando os cubos no cenário 00:05:40
- Programando o personagem 00:10:00
- Criando o menu principal 00:10:30
- Programando os botões do menu e ajustes de cenas 00:13:10
- Criando Canvas com botões para as fases 00:06:25
- Programando o controlador de cenas 00:13:07
- Programando o tempo para carregar a próxima cena 00:07:32
- Configurando a fase 2 e 3 00:08:40
- Câmera seguindo player suavemente 00:07:43
- Correção dos botões 00:01:45
- Criando a build, gameplay e considerações finais 00:05:16
- Duração do módulo 01:38:16
- Criando um jogo 3D de Tank no deserto
- Criando O Projeto 00:06:24
- Downloads materiais e recursos 00:01:00
- Importando e ajustando o Tank 00:09:25
- Programando a rotação e movimentação do Tank 00:14:38
- Programando o script da câmera 00:08:38
- Programando a movimentação do Turret 00:11:20
- Importando e ajustando o bullet 00:09:54
- Criando a partícula de explosão 00:09:20
- Disparando tiros com o Bullet 00:11:24
- Aplicando os efeitos de explosão 00:09:01
- Instanciando partícula de explosão 00:07:40
- Incluindo e configurando o Turret 00:06:54
- Turret Olhando para o player a certa distância 00:16:00
- Programando o disparo do turret 00:11:42
- Configurando a barra de vida 00:07:17
- Programando o sistema de vida 00:11:36
- Efeitos de destruição do Turret 00:06:36
- Criando o Canva do jogador 00:10:18
- Criando o Script do Menu 00:08:11
- Dano do player no Canva 00:09:56
- Ajuste bug Turret 00:05:45
- Criando a tela de GameOver 00:10:40
- Criando a cena de vitória 00:04:46
- Exibindo tela de GameOver 00:04:44
- Importando o box de vida 00:10:54
- Incrementando a vida 00:10:57
- Incluindo e ajustando o Silo 00:10:04
- Criando o efeito de explosão 00:09:29
- Criando o controlador principal do silo 00:14:22
- Destruindo o silo e chamando a tela de vitória 00:21:12
- Criando o terreno 00:15:14
- Montando o Level Design 00:15:59
- Ajustando os elementos de silos e defesa 00:08:21
- Montando o menu principal 00:08:48
- Criando os métodos do menu principal 00:08:16
- Incluindo skybox e ajustes áudio de fundo 00:10:09
- Ajustes, build e considerações finais 00:09:53
- Duração do módulo 06:06:47
- Criando um jogo 2D de plataforma
- Introdução ao módulo | o que vamos construir 00:03:33
- Downloads materiais e recursos 00:01:00
- Criando um projeto 2D 00:04:09
- Configurações básicas do projeto 00:04:02
- Apresentando e baixando os sprites da aula 00:04:33
- Ajustando e editando os sprites 00:06:45
- Editando os sprites 00:02:39
- Criando uma simples plataforma com colisão 00:10:20
- Criando as animações do personagem 00:07:36
- Criando estados de animação com Animator Controller 00:08:03
- Criando animações com Blend Tree 00:06:27
- Criando scripts do player 00:08:11
- Criando o script de movimentação 00:07:28
- Script para fazer o personagem andar 00:06:09
- Script para rotacionar o player 00:03:43
- Criando uma plataforma com sprites 00:03:51
- Script para o personagem pular 00:04:26
- Script para evitar pulo duplo 00:05:47
- Criando o script de movimentação da câmera 00:05:06
- Programando a animação de corrida 00:06:04
- Programando o script de ataque e animação 00:07:31
- Script de dano via Raycast 00:13:31
- Definido dano para script do inimigo 00:06:16
- Reproduzindo som de pulo e ataque 00:11:03
- Ampliando o cenário para inclusão de inimigos 00:09:23
- Ajustando a animação do Goblin 00:07:25
- Configurando as animações do Goblin 00:04:17
- Programando a mudança de rotação do inimigo 00:06:57
- Movimentação do inimigo e criando a barreira 00:06:19
- Programando o script de barreira de inimigo 00:09:24
- Rotacionando o inimigo para o lado da colisão 00:08:12
- Criando script para atacar personagem 00:07:56
- Criando script de animações do Goblin 00:09:32
- Definindo o tempo de ataque do Goblin 00:06:04
- Criando o Canva de vida para o Goblin 00:06:39
- Decrementando a vida do Goblin 00:07:46
- Desativando o Goblin 00:10:21
- Reproduzindo som de Hit e Death 00:06:22
- Normalizando o volume do áudio com Audacity 00:03:27
- Criando Prefab do Goblin 00:03:21
- Criando o Hud 00:15:09
- Criando o menu com Canva 00:06:19
- Criando os eventos do menu 00:10:39
- Programando a variação de texto e cor do menu 00:03:18
- Criando script para gerenciar vida do player 00:10:48
- Decrementando a vida do player e Game Over 00:15:25
- Criando o prefab das moedas 00:07:39
- Coletando moedas 00:10:51
- Incrementando vida ao coletar moedas 00:07:15
- Incluindo porta e alavancas 00:06:01
- Acionando alavancas 00:11:25
- Entrando na porta e status de vitória 00:07:41
- Inserindo novos elementos para o cenário 00:14:09
- Apresentação do cenário e correção de bug de moedas 00:06:54
- Duplicando o Goblin no cenário 00:03:53
- Criando a Build para o jogo 00:03:44
- Aprenda a criar seus jogos na Unity 3D | Módulo 2D | Gameplay final 00:03:21
- Aprenda a criar seus jogos na Unity 3D | Módulo 2D | Considerações finais 00:06:32
- Duração do módulo 06:52:41
Código do produto: IAU0016691
Últimos Alunos
Depoimentos
Recebi o curso de presente de um amigo, fiquei extremamente satisfeito com o conteúdo! Professor excelente, aulas muito bem explicadas.
Sobre o professor
Gunnar Correa
Últimos Cursos
Resumo do curso
Prévias gratuitas:
- Apresentação Curso
- Introdução ao módulo | o que vamos construir
- Conteúdo do módulo
- O que vamos aprender
- Aplicando árvores ao terreno
- Criando cenas
- Debug: log, warning e error
- Aprenda a criar seus jogos na Unity 3D | Módulo 2D
- Aprenda a criar seus jogos na Unity 3D | Módulo 2D