Construindo modelos arquitetônicos com Blender 3D

Aprenda a construir incríveis modelos arquitetônicos com o Blender 3D a partir de um Addon gratuito seguindo as boas práticas da modelagem 3D.

Nível Iniciante | Categoria Blender 3D

Adquira por R$47,00

03:23hMateriais
04hCertificado
20Aulas
5.0Avaliação
8Alunos
03:23hMateriais
04hCertificado
20Aulas
5.0Avaliação
8Alunos

O que vamos aprender

  • Blender 3D
  • Addon arquitetônico
  • Modelagem para games
  • Modelagem para renderização
  • Exportar modelos 3D
  • Trabalhar com collections
  • Texturizar modelos
  • Criar diferentes construções

Requisitos

  • Conhecimentos básicos em Blender
  • Computador com suporte ao Blender

Descrição

Blender 3D se tornou uma das principais ferramentas para modelagem e composição de elementos gráficos, ficando a frente de renomadas engines conhecidas no mercado. Isso devido a sua facilidade de utilização, baixa curva de aprendizado e uma comunidade incrível.

Durante as aulas deste curso, você aprenderá a construir prédios arquitetônicos através de um Add-ons (plugin) juntamente com ajustes manuais. Com esse recurso será possível criar diferentes portas, janelas, alicerces, telhados e outros recursos.

Nas primeiras aulas vamos ver como baixar e instalar o Blender, instalar o Add-ons arquitetônico e o Easy HDRI, onde encontrar texturas e imagens em HDR, por fim, vamos rever alguns comandos do Blender.

Combinando os recursos do Add-ons com boas práticas e técnicas de modelagem, vamos criar algumas construções otimizando a malha originalmente criada, a partir disso, será possível fazer qualquer ajuste sem perder as funcionalidades do recurso.

Vamos criar alguns prédios para entender a fundo como o add-ons funciona bem como adicionar novos recursos ao que foi criado, como textos, árvores e outros elementos.

Para o projeto final, será criado uma casa medieval, dividida em várias partes, na qual iremos aplicar texturas, separar partes da malha, ajustar a malha UV e por fim, texturizar todo o modelo. Ainda vamos ver como exportar esse modelo em FBX corretamente e importar em game engines, tais como a Unity 3D.

Ao término desse curso, você será capaz de construir com facilidade incríveis modelos arquitetônicos. Vale lembrar que não será construído o interior desses modelos, apenas a parte externa.

Conteúdo do programático

Nessa seção você confere todos os módulos e aulas do curso. Não é por aqui que você vai assistir as aulas, após a matricula, clique no menu Área do aluno.

  • Preparando o ambiente
    • O que vamos aprender 00:01:12
    • Baixando e instalando o Blender 00:03:05
    • Revendo alguns atalhos e espaço de trabalho 00:08:14
    • Baixando e instalando Addon Arquitetônico 00:03:08
    • Baixando e instalando o Easy HDRI 00:06:51
    • Download de texturas e HDRI 00:15:00
    • Download da apostila complementar + material de apoio 00:00:00
    • Duração do módulo 00:37:30
  • Criando as primeiras estruturas
    • O que será construído nesse módulo 00:01:00
    • Conhecendo o Addon 00:13:44
    • Criando uma casa simples 00:11:39
    • Criando um prédio da polícia 00:27:10
    • Criando um prédio residencial + otimização para jogos 00:19:26
    • Duração do módulo 01:12:59
  • Criando uma casa medieval completa
    • Criando a estrutura da casa 00:12:40
    • Criando as divisas de madeira 00:13:24
    • Criando os detalhes e escada 00:15:01
    • Aplicando materiais nas malhas 00:08:13
    • Separando as malhas e ajustando a UV 00:10:06
    • Aplicando as texturas no modelo 00:17:18
    • Ajustando e exportando o modelo 00:06:13
    • Duração do módulo 01:22:55
  • Importando para game engine
    • Importando e ajustando o modelo na Unity 3D 00:10:21
    • Duração do módulo 00:10:21

Código do produto: CMACB80695

Últimos Alunos

Laio Santana SilvaKalil ChristaldoEduardo Pedro MeneghelAlex Sandro FogaçaWEBERTE VIANA DE OLIVEIRAMartin Cravo FuchsJoão Rubens Belluzzo NetoTalisson Mendes

Depoimentos

Eduardo Pedro Meneghel

Muito bom o curso, muito bem ensinado e muito tranquilo de trabalhar com o Blender depois do curso


Martin Cravo Fuchs

Sabe o que há de errado com este curso? É que infelizmente ele tem fim. Não há palavras para descrever o quão incrível é este curso. Se você realmente quer APRENDER a modelar e buildar projetos como casa, predios de uma maneira rapida, simples, de facil entendimento, indo passo a passo desde as funcionalidades do Plugin que ira auxiliar nas builds ate as aulas praticas e texturizar suas builds, então este é o lugar certo.E o instrutor te passa tudo isso com uma excelente didatica.Grato!


Sobre o professor

Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduado em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.
Lattes | Site

Capturas de imagens do curso

Projetos desenvolvidos no curso

  • Casa simples como primeiro projeto

    Casa simples como primeiro projeto

  • Departamento de polícia com várias janelas, escadas, grades e texto.

    Departamento de polícia com várias janelas, escadas, grades e texto.

  • Prédio comum residencial. Criamos uma versão otimizada para games.

    Prédio comum residencial. Criamos uma versão otimizada para games.

  • Projeto principal da casa medieval, render sem texturas e materiais.

    Projeto principal da casa medieval, render sem texturas e materiais.

  • Aplicando materiais na malha para dividir onde cada textura será aplicada.

    Aplicando materiais na malha para dividir onde cada textura será aplicada.

  • Aplicando texturas através de node no Shader Editor.

    Aplicando texturas através de node no Shader Editor.

  • Casa medieval texturizada com as malhas UV devidamente ajustadas.

    Casa medieval texturizada com as malhas UV devidamente ajustadas.

  • Arquivo FBX importado na Unity e com as texturas ajustadas. Note que o modelo está idêntico ao que foi criado no Blender.

    Arquivo FBX importado na Unity e com as texturas ajustadas. Note que o modelo está idêntico ao que foi criado no Blender.


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Resumo do curso


Prévias gratuitas:

  • O que vamos aprender 00:01:12
  • O que será construído nesse módulo 00:01:00
  • Baixando e instalando o Blender 00:03:05

Apresentação do curso