Introdução a Unity 3D


Sobre

Esse é um curso introdutório, focado para aqueles que ainda não conhecem a engine, em outras palavras, estão no zero absoluto e querem desenvolver habilidades básicas dentro da Unity 3D.

As aulas estão divididas em diferentes módulos, assim, vamos aprender os conteúdos pouco a pouco, de forma linear, ou seja, não vamos pular direto para tópicos mais complexos, primeiramente precisamos entender o básico irmos aos pouco evoluindo.

O curso tem como objetivo mostrar as principais ferramentas da engine, de tal forma que os alunos possam conhecer todo o ambiente, como adicionar cubos, importar e exportar pacotes, conhecer o componente de partículas, introdução a programação, entre outros assuntos.

Alguns assuntos discutidos nos módulos são:

  1. Introdução - Conhecemos as abas, ferramentas e se familiarizamos com a o espaço de trabalho da engine;
  2. Aprofundando o conhecimento - Após conhecer o espaço de trabalho, nesse módulo utilizamos alguns componentes e realizamos configurações no projeto;
  3. Criando a natureza - Aprendemos a criar terrenos, árvores, aplicar gramas e outros recursos focados na vegetação e terreno;
  4. Programação - Introdução a programação, com instalação e configuração da IDE, estrutura de um script, principais métodos e programando alguns comportamentos.

Além dos conteúdos em vídeo, o curso disponibiliza uma apostila de apoio a grande parte das aulas, na qual podem ser utilizados como material de consulta.

Nosso curso está sendo finalizado e em breve estará disponível aqui para vocês.


Requisitos

- Computador com suporte a Unity 2020.1.

- Conhecimentos básicos em informática.

- Acesso a Internet de boa qualidade.


Conteúdo do programático

Nessa seção você confere todos os módulos e aulas do curso. Não é por aqui que você vai assistir as aulas, após a matricula, clique no menu Área do aluno.

  • Apresentação
    • Apresentação Curso 00:01:28
    • O que vamos aprender 00:08:23
    • Duração do módulo 00:09:51
  • Introdução a Engine
    • Introdução ao desenvolvimento de jogos 00:00:00
    • O que é e para que serve a Unity 3D 00:00:00
    • Download da Unity HUB e instalação da Engine 00:00:00
    • Layout, interface e configurando as abas 00:00:00
    • Atalhos de navegação, play e pause game 00:00:00
    • Inserindo default objects e componente transform 00:00:00
    • Ferramenta scale, rotate e transform 00:00:00
    • Ferramenta Snap e Align With View 00:00:00
    • Importando e exportando assets para a Unity + organização de pastas 00:00:00
    • Inserindo e removendo componente em Gameobject 00:00:00
    • Duração do módulo 00:00:00
  • Aprofundando o conhecimento
    • Criando materiais 00:00:00
    • Mapas de textura 00:00:00
    • Skybox e Environment Light 00:00:00
    • Iluminação 00:00:00
    • Baked, Realtime e mixed 00:00:00
    • AudioSource, AudioListener e AudioClip 00:00:00
    • Colisores e Rigidbody 00:00:00
    • Componente Camera 00:00:00
    • Particle System 00:00:00
    • Canvas 00:00:00
    • Tags e Layers 00:00:00
    • Criando cenas 00:00:00
    • Duração do módulo 00:00:00
  • Criando a natureza
    • Importando pacotes e recursos 00:00:00
    • Criando o terreno 00:00:00
    • Criando terreno com Heightmap 00:00:00
    • Texturizando o terreno 00:00:00
    • Criando buracos na malha 00:00:00
    • Pintando gramas no terreno 00:00:00
    • Criando árvores 00:00:00
    • Aplicando árvores ao terreno 00:00:00
    • Skybox 00:00:00
    • Partículas de folhas caindo 00:00:00
    • Colocando cercas 00:00:00
    • Duração do módulo 00:00:00
  • Programação
    • Introdução a programação 00:00:00
    • Visual Studio Code + Unity 00:00:00
    • Criando script e associando ao GameObject 00:00:00
    • Classes, variáveis e métodos 00:00:00
    • Método Start, Update e FixedUpdate 00:00:00
    • Vector2 e Vector3 00:00:00
    • Detectando quando uma tecla é pressionada 00:00:00
    • Instanciando objetos com a classe Instantiate 00:00:00
    • Destruindo objetos 00:00:00
    • GetComponent 00:00:00
    • Duração do módulo 00:00:00
  • Criando um puzzle game
    • Criando e configurando o projeto 00:00:00
    • Montando os cubos no cenário 00:00:00
    • Programando o personagem 00:00:00
    • Criando o menu principal 00:00:00
    • Programando os botões do menu e ajustes de cenas 00:00:00
    • Criando Canvas com botões para as fases 00:00:00
    • Programando o controlador de cenas 00:00:00
    • Programando o tempo para carregar a próxima cena 00:00:00
    • Configurando a fase 2 e 3 00:00:00
    • Câmera seguindo player suavemente 00:00:00
    • Correção dos botões 00:00:00
    • Criando a build, gameplay e considerações finais 00:00:00
    • Duração do módulo 00:00:00

Código do produto: IAU0016691


R$19,99

Materiais com 00:09 hrs

Certificado de 20 hrs

57 Aulas

0.0

0 Alunos

Suporte para Mobile

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.
Lattes | Site

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Galeria de imagens

Aulas do curso

  • Visão da área de vegetação - Módulo de natureza

    Visão da área de vegetação - Módulo de natureza

  • Visão da natureza e rochas - Módulo de Natureza

    Visão da natureza e rochas - Módulo de Natureza

  • Apresentando a Unity Hub - Módulo de introdução

    Apresentando a Unity Hub - Módulo de introdução

  • Estudo de iluminação - Módulo aprofundando o conhecimento

    Estudo de iluminação - Módulo aprofundando o conhecimento

  • Estudo do componente de partículas - Módulo aprofundando o conhecimento

    Estudo do componente de partículas - Módulo aprofundando o conhecimento

  • Apresentado a documentação oficial - Módulo de programação

    Apresentado a documentação oficial - Módulo de programação

  • Instanciando objeto via código - Módulo de programação

    Instanciando objeto via código - Módulo de programação

  • Configurando o Visual Code - Módulo de programação

    Configurando o Visual Code - Módulo de programação

  • Fase 01 do projeto final

    Fase 01 do projeto final

  • Fase 02 do projeto final, mostrando como o projeto vai seguir

    Fase 02 do projeto final, mostrando como o projeto vai seguir


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Resumo do curso


  • Apresentação Curso 00:01:28
  • O que vamos aprender 00:08:23

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